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A Suécia registra um declínio de 15% nos gastos com anúncios de jogos de azar em 2022

Publicado em: 26.03.2025
Nathan Williams
Publicado por:Nathan Williams
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A questão da publicidade pública de jogos de azar é atualmente um tema controverso em todo o mundo. Com os governos procurando resolver o problema do jogo descontrolado, essas táticas de marketing têm sido duramente criticadas ultimamente. Mas os operadores de jogos de azar e a mídia pública argumentaram que a proibição de anúncios de jogos de azar pode reduzir o financiamento de serviços essenciais, como esportes e saúde.

Na Suécia, a indústria do jogo teve a sorte de escapar de uma proibição diurna em 2022. Esta decisão provou logo após o Autoridade sueca de jogos de azar (Spelinspektionen) disse que o país registrou a menor publicidade de jogos de azar desde 2018.

De acordo com a autoridade, os operadores de jogos de azar regulamentados na Suécia investiram SEK 3,4 bilhões (€ 280 milhões) em atividades publicitárias em 2022. Isso representa os gastos brutos com publicidade em canais de mídia tradicionais, como TV e rádio.

Vale a pena notar que os gastos com anúncios em 2022 são menos da metade dos SEK 7,3 bilhões (€ 620 milhões) relatados em 2018, quando Suécia relançou seu mercado de jogos. Isso foi depois que o país começou a emitir novas licenças de acordo com a Lei de Jogos de 2018.

Em 2018/2019, o setor do jogo esteve sob forte escrutínio, com extensas denúncias por parte dos meios de comunicação locais. Ardalan Shekarabi, ex-ministro da previdência social, foi então solicitado pelo governo a supervisionar a formulação da política do mercado de jogos de azar antes de recomendar uma revisão de publicidade como parte do "Inquérito do mercado de jogos".

As estatísticas mais recentes de Spelinspektionen mostram que, desde 2018, os gastos com publicidade de jogos de azar na mídia convencional, como TV, rádio e serviços impressos, caíram anualmente. Inicialmente, os anúncios de jogos de azar de operadoras de apostas esportivas e cassinos foram criticados por organizações e políticos, chamando-os de produtos de jogos de azar mais arriscados.

O último relatório revela uma distribuição equitativa dos gastos com anúncios de jogos de azar em todos os setores. Abaixo está como o público em geral consumiu os anúncios de jogos de azar:

  • Operadores de loterias - 26
  • Apostas esportivas - 28%
  • Apostas esportivas não relacionadas a corridas de cavalos -28%
  • Hipismo - 12%
  • Bingo - 4%
  • Jogos suaves - 4%

Mas a Suécia não está sozinha na pressão para reduzir os anúncios de jogos de azar. Na Austrália, um relatório de inquérito parlamentar propôs uma proibição gradual em menos de 3 anos. O mesmo cenário está acontecendo no Reino Unido, com o Chelsea, um time da primeira divisão da Premier League, saindo de um acordo de patrocínio de camisetas com uma empresa de apostas regulamentada localmente.

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Nathan Williams
Escritor
Nathan "KiwiKing" Williams traz um toque do talento Kiwi para a arena global de cassino ao vivo. Combinando sua mente analítica com uma paixão contagiante pelo jogo, ele cria conteúdo que orienta, informa e diverte.Mais postagens por autor